sábado, 3 de setembro de 2011

Mês da Bíblia

“Quando refletimos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, não podemos deixar de pensar em São Paulo e na sua vida entregue à difusão do anúncio da salvação de Cristo a todos os povos”. Verbum Domini, n. 4
                                                                                             

No ano de 1971, celebrava-se o cinquentenário da arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais, e em vista da comemoração desse grande acontecimento, as irmãs paulinas apresentaram ao arcebispo, Dom João de Rezende Costa, a proposta de realizar um grande movimento bíblico durante o mês de setembro com a ajuda da Igreja local. A proposta foi aceita e os padres Antônio Gonçalves e Paulo Lopes de Faria formaram com as paulinas a equipe de coordenação do mês da Bíblia.
Os objetivos eram o de infundir no povo a convicção de que a Bíblia, Palavra de Deus, é por excelência o livro que deve ser inserido na vida de cada um; constituir um centro bíblico; estimular a formação e a continuidade dos círculos-bíblicos e das comunidades eclesiais de base; contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia nas Pastorais da Igreja; criar novas formas de apresentar a Bíblia nos diversos meios de comunicação; facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.
A Exortação apostólica pós-sinodal, Verbum Domini, publicada no dia 30 de setembro de 2010, apresenta muitas luzes que motivam a continuar essa história com o mesmo entusiasmo e a fé do início. Este documento incentiva aos fiéis a dar um novo impulso ao conhecimento da Palavra de Deus e do ponto de vista pastoral, apresenta a Palavra de Deus na sua capacidade de dialogar com os problemas que o ser humano deve enfrentar na vida diária. A pastoral da Igreja deve ilustrar claramente como Deus ouve a necessidade do homem e o seu apelo. (Cf. n. 23).
Sobre a animação bíblica da pastoral, o Sínodo convidou a um esforço pastoral particular para que a Palavra de Deus apareça em lugar central na vida da Igreja, recomendando que “se incremente a ‘pastoral bíblica’, não em justaposição com outras formas da pastoral, mas como animação bíblica da pastoral inteira”(Cf. Verbum Domini, n.73).
Para se alcançar o objetivo desejado pelo Sínodo de conferir maior caráter bíblico a toda a pastoral da Igreja, é necessário que exista uma adequada formação dos cristãos. Nesse sentido, o mês da Bíblia constitui uma excelente oportunidade de contribuir para a formação do povo através do aprofundamento dos textos bíblicos, da Lectio divina, e das diversas formas de animação bíblica realizadas nas comunidades eclesiais durante todo o mês, por este motivo desejamos que a comemoração dos 40 anos do mês da Bíblia traga novo impulso às comunidades, motivando-as a continuar conhecendo, aprofundando e vivendo a Palavra de Deus. 
Para você refletir:
De que modo foi realizado o mês da Bíblia em sua comunidade nesses 40 anos? Que frutos trouxe? 
O que você entende sobre a animação bíblica da pastoral e como ela pode tornar-se concreta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário