Quando aqui chegaram os franceses, em 1612, vinha na expedição um grupo de frades capuchinhos - Frei Cláudio d'Abeville, Frei Ivo d'Evreux, Frei Arsênio de Paris e Frei Antonio de Amiens, que no dia 12 de setembro do citado ano celebraram a primeira Missa no Maranhão. Certamente não tiveram tempo de pensar na implantação da Ordem Terceira (OT) por estas plagas, pois ficaram aqui apenas dois anos.
As datas de fundação e extinção desta OT não se tem notícias até o momento. O que vem depois do silêncio, até a chegada dos frades capuchinhos, ao Maranhão, em 1893, pois já em 1897 se tem notícia da OT em Barra do Corda e em 1899, em São Luís do Maranhão, precisamente na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no dia 26 de março. Seu fundador soi, segundo registros do Arquivo da Província dos Capuchinhos, Frei João Pedro de Sexto.
O primeiro Capítulo da OFS Regional do Maranhão foi em 28 de maio de 1988 no Convento do Carmo em São Luís do Maranhão.
Assistentes Regionais do Maranhão
Frei Angelo Oginatti - OFMCAP
Frei José de Oliveira - OFMCAP - immemorian
Frei manoel Ferreira da Silva (Joá) - OFM
Frei Bernardo Brandão - OFM
Frei João de Deus Garagiola OFMCAP
Frei David - OFMCONV
Ministros Regionais
Antonio Alves Monteiro
Elias Ribeiro Cavalcante - 1987 à 1997
Giuliana Villa - 1998 à 2004
Ranumfo Gomes de Almeida - 2004 à 2010
Zilmar de Sá Uchôa - 2010 à 2013
CRONOLOGIA DA VIDA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
1181 ou 1182
Francisco nasce, em Assis, Itália, filho de Pedro Bernardone, mercador de tecidos, e de Donna Pica. Recebeu, no batismo, ocorrido na catedral de S. Rufino, o nome de João, que seu pai, ao regressar da Provença, mudou para Francisco (Francesco ou Francês), em homenagem à França, aonde ia abastecer-se de panos.
1200
Francisco é aclamado Rei da Juventude e, juntamente com a corte dos amigos, passa a vida em festas, banquetes, serenatas, guitarradas e canções, à porta das belas moças de Assis. O pai encanta-se com a fama do filho, que lhe dá grande esperança de continuador dos seus negócios.
1202
Francisco participa na guerra entre Assis e a vizinha Perusa. Assis é derrotada e Francisco fica preso, em Perusa, durante um ano. Na prisão anima os companheiros com sua alegria e canções de liberdade.
1204
Ansioso de glória, Francisco alista-se nas hostes de Gualter de Brienne e parte, numa expedição de Assis, para a Apúlia, a libertar territórios do Papa Inocêncio III. Quando cavalgava para o campo de batalha, um sonho, tido em Espoleto, durante a noite, fá-lo regressar a Assis, onde começa a levar vida retirada, que provoca uma viragem no seu ideal.
1205
Francisco ouve do crucifixo da igreja de S. Damião esta fala: “Francisco vai reparar a minha igreja que está a cair em ruínas!”. Pedro Bernardone desagrada-se desta mudança do filho e move-lhe violenta oposição, enquanto a mãe se mostra mais compreensiva e pacificadora. O pai prende Francisco num cubículo gradeado, mas a mãe, na ausência paterna, abre-lhe as grades.
1206
Francisco despe a roupa no tribunal do Bispo de Assis, e entrega-a ao pai, exclamando: “Até hoje chamei pai a Pedro Bernardone; doravante, poderei dizer deveras: Pai Nosso que estais nos céus!” O bispo envolve Francisco nu na sua capa e este sai de Assis rumo à sua vida nova, começando a reparar a igrejinha de S. Damião.
1206 a 1208
Francisco reconstrói as igrejinhas de S. Damião, S. Pedro e Santa Maria dos Anjos da Porciúncula.
1209
Francisco dirige-se a Roma, com onze companheiros, e obtém do Papa Inocêncio III a aprovação oral da sua Regra e da sua Forma de Vida de Frades Menores.
1209 ou 1210
Francisco funda a Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência, depois chamada Ordem Terceira de São Francisco (Tertius Ordo Franciscani/TOF ) e, hoje, denominada Ordem Franciscana Secular (OFS ).
1212
Clara Favarone, menina de Assis, onde nasceu, a 16 de Julho de 1193 ou 1194, é recebida por Francisco, na noite do Domingo de Ramos, em Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, dando, assim, início à Ordem das Clarissas ou das Senhoras Pobres de Assis.
1213
Francisco aceita o Monte Alverne, oferecido pelo Conde Orlando de Chiusi para que nele construa um ermitério e ali se possa entregar à oração. Monte Alverne é um dos lugares altos da vida e espiritualidade de Francisco. Ali, recebeu a impressão das chagas do Crucificado.
1216
Francisco obtém do Papa Honório III a indulgência da Porciúncula, a igrejinha Mãe da nova Família Religiosa.
1219
Francisco vai ao Próximo Oriente, onde os cristãos europeus movem guerra aos Muçulmanos, para libertarem os Lugares Santos. Dando início ao diálogo inter-religioso e ao espírito ecuménico, é recebido benevolamente pelo Sultão do Egito, prediz a derrota dos cristãos e visita a terra de Jesus.
1221
Francisco obtém do Papa Honório III a aprovação da Regra dos Irmãos e Irmãs da Penitência, dita, hoje, Ordem Franciscana Secular.
1223
O Papa Honório III aprova a Regra definitiva ou Regra bulada de Natal, em Greccio, aldeia do Vale de Rieti, na propriedade do seu amigo, João de Velita, que, ali, armou o primeiro presépio. Francisco oficiou de diácono na missa.
1224
Francisco tem a visão do Serafim alado, em Setembro, no Monte Alverne, recebendo, no seu corpo, as chagas de Cristo Crucificado.
1224 e 1225
Montado num jumento, prega pela Úmbria e pelas Marcas de Ancona.
1225
Visita Clara, em S. Damião. Os tratamentos que lhe fazem não surtem efeito. Fica internado em S. Damião. Ali, alquebrado, esmagado de dores e quase cego, compõe e canta, em Abril ou Maio, o Cântico do Irmão Sol ou das Criaturas. Em Julho, dirige-se a Rieti para novo tratamento e é acolhido pelo Cardeal Hugolino, seu grande amigo. No mês de Agosto o médico cauteriza-lhe as fontes, aplicando-lhe um ferro em brasa, sem resultados. Volta a Rieti, em Setembro, e, em La Foresta, renova a vinha do padre local, agastado com a devastação operada pelos admiradores e devotos de Francisco.
1226
Francisco vive em Rieti, em Fonte Colombo e em Sena. Em Maio ou Junho regressa à Porciúncula. Em Agosto ou Setembro vai ao palácio do bispo D. Guido para se tratar. A seu pedido, é levado para a Porciúncula, e, no caminho, lançado a bênção à sua cidade de Assis. Na Porciúncula dita o Testamento. No dia 3 de Outubro, ao sol-posto, morre, rodeado dos Irmãos, banhados em lágrimas. No dia 4 é sepultado na igreja de São Jorge. 1228 No dia 16 de Julho, Francisco é canonizado pelo Cardeal Hugolino, Protetor da Ordem e seu grande amigo, agora, papa, com o nome de Gregório IX.
1230
No dia 25 de Maio, os restos mortais do Pai da Família Franciscana são trasladados para a nova Basílica de São Francisco de Assis.
|
|