quarta-feira, 29 de junho de 2011

Papa concede pálio a 45 arcebispos, 17 são ibero-americanos



arcebispos brasileiros que receberam o pálio papal

Cidade do Vaticano, 29 jun 2011 - O papa Bento XV concedeu nesta quarta-feira a 45 arcebispos, entre eles 17 ibero-americanos, o pálio, símbolo de comunhão com o bispo de Roma, em cerimônia realizada no Vaticano.
pálio

Os ibero-americanos são quatro colombianos, sete brasileiros, dois chilenos, um argentino, um equatoriano, um guatemalteco e um espanhol.

Os brasileiros são Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF); Dom Dimas Lara Barbosa, de Campo Grande (MS); Dom Pedro Guimarães, de Palmas (TO); Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, de Salvador (BA); Dom Jacinto Bergmann, de Pelotas (RS); Dom Hélio Adelar Rubert, de Santa Maria (RS), e Dom Pedro Ercilio Simon, de Passo Fundo (RS).

O pálio é uma faixa de lã branca, de entre quatro e seis centímetros de largura, com seis cruzes de seda negra bordadas longitudinalmente.

São confeccionados com a lã de dois cordeiros brancos que tradicionalmente eram benzidos na basílica romana de Santa Inês em 21 de janeiro de cada ano, data da festividade da santa.

Em princípio, o pálio era um sinal litúrgico exclusivo dos papas, mas em seguida estes passaram a concedê-lo aos bispos que tinham recebido de Roma uma especial jurisdição.

Após a imposição do pálio, no ángelus, o papa cumprimentou em espanhol as centenas de fiéis latino-americanos, entre eles, da Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Guatemala, aos quais convidou a rezar "para que, estimulados por seu exemplo e auxiliados por sua intercessão, a Igreja permaneça no mundo como sinal de santidade e instrumento de reconciliação".

Depois, falando em português, dirigiu palavras de afeto aos arcebispos brasileiros e angolanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário