segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa

 Domingo de Ramos - celebra-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. É um avanço da Páscoa. Buquês tradicionais são os protagonistas. A primeira leitura da Paixão. Primeiras procissões populares. 

 Cohatrac III
Cohatrac III - São Luis/MA





















Segunda-Feira Santa - detrás do esplendor do domingo, a liturgia vem no auge da paixão após os últimos dias de "vida de Jesus. O Evangelho apresenta a história de Madalena, lavar e ungir os pés de Jesus com o escândalo de Judas. Ela inspirou alguns passos e procissões. 







Terça-feira santa - liturgia deles é caracterizado pela exaltação da Cruz, que é proposto como uma fonte de orgulho para os cristãos. O Evangelho da Missa deste dia é a Paixão segundo São Marcos. Em muitos lugares, o protagonista das procissões do dia é a cruz. 





Quarta-feira Santa - é o dia em que cumpre o Sinédrio (tribunal religioso judaico) para condenar Jesus... Este episódio é o que transformou o dia de jejum quarta-feira. Hoje é o primeiro dia de luto para a Igreja, que celebra Tenebrae, uma espécie de funeral pela morte de Jesus. As etapas e as procissões do dia refletem aumento no drama. 






Quinta-feira Santa - é, em Corpus Christi e da Ascensão, a primeira de três terças-feiras do ano do que o sol brilhar. É o dia em que celebramos a Última Ceia, Cristo instituiu a Eucaristia. É o dia da lavagem dos pés (sobre esta questão no Evangelho), cuidados especiais para os pobres, do amor fraternal. As etapas e as procissões são despejados nesses significados e começar a avançar, e à noite, o mistério da Sexta-Feira Santa. 


Sexta-feira - Hoje é o cerne da Semana Santa. É o dia do máximo de dor e morte de Jesus. É um dia de luto e não se celebra missa, mas um ritual de oração. Lemos da Paixão segundo João, rezamos por todas as causas em uma cerimônia contínuo de rebaixamento (Flectamus genua) e ascensão (Levate), e no centro da celebração é o culto solene da Cruz: "Eis que a madeira Cruz, que pendia a salvação do mundo. " "Vinde, adoremos". Hoje é o grande segundo dia de desfiles em que descarta o luto pela morte de Cristo e da dor de sua mãe.


SÁBADO SANTO - Este dia, não há culto oficial em si. É um dia de luto pela morte do Salvador. Continua durante todo o dia visitar os monumentos, a celebração da Cruz e de outras práticas piedosas. Começa ao anoitecer a grande Vigília Pascal, que em sua primeira parte (a bênção do fogo novo e da água, leituras, ladainhas, profissão de fé e batismo) é mais propriamente o sábado santo, mas Gloria. Missa solene, com campainha e cheio de burlesco, corresponde à celebração da Páscoa da Ressurreição.  




Domingo de Páscoa - começou na Vigília Pascal, que é sempre após 12 horas da noite de domingo de manhã cedo, dura toda a manhã. Realizada novamente ao meio-dia uma missa solene para o Domingo de Páscoa. Aleqh anestesia Cristovo  (Hristo anestesia Alez), na verdade, Cristo ressuscitou. Essa é a saudação de Páscoa na Igreja. 




PÁSCOA, PÁSCOA DO SENHOR, É A RESSURREIÇÃO DO HOMEM TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário